olá! meu nome é Luciara mas pode me chamar de luh, tá? sou estudante da Ufsb (Universidade federal d

terça-feira, 22 de junho de 2021

Comunidade e indivíduo



    Foi discutido na aula o assunto sobre o texto de bauman, para ele a comunidade trás em seu significado algo bom, prazeroso e de boa sensação, ao qual gostaríamos de experimentar mas que já não está mais em nosso alcance, no texto o autor inicialmente  descreve a comunidade como local seguro de qualquer adversidade e com bom convívio e boa compreensão das pessoas, retratando assim um local agradável e sem julgamento, em seguida bauman questiona com a seguinte pergunta: "quem não gostaria de viver entre pessoas amigáveis e bem intencionadas nas quais pudesse confiar e de cujas palavras e atos pudesse se apoiar?" Creio que muitas pessoas gostaria de viver como descrito, seria tudo muito agradável, viver em harmonia e segurança. para Raymond analista da nossa condição comum, ainda almejamos por uma comunidade como a descrita na introdução, Raymond citou essa  comunidade como paraíso perdido ao qual se espera ansiosamente retornar e há uma busca ansiosa  por ela pois ainda acreditamos numa futura sociedade justa, amigável, compreensiva e sem qualquer adversidade, porém, há muito o que ceder e se restringir, coisas as quais estão em nosso cotidiano, para alcançar uma comunidade como a descrita é necessário  se fechar, confiar etc.. uma nova adaptação da vida a qual  estamos acostumados e que provavelmente  não  abriríamos mão.


BAUMAN, Zygmunt. Comunidade:  a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.


terça-feira, 8 de junho de 2021

A era dos extremos


O autor descreve sobre os problemas que assolavam o século XX dentre outros, no livro era dos extremos Eric Hobsbawm aborda fatos ocorridos em quanto o terceiro milênio estava a caminho. No texto é falado sobre as guerras ocorridas, dentre elas o mundo na década de 1990. Eric Hobsbawm Traz a tona as várias divergências e através da sua percepção aborda temas da história a qual ele vivenciou, destacando quanto pode passar anos, décadas e milênios, mas há certas coisas que não mudam Com o passar do tempo, como por exemplo o acontecimento de catástrofes e guerras. Em seu texto ele relata as guerras quentes, a queda do muro de  Berlim entre outras, fazendo também uma divisão entre eras.

Ou seja, esse livro é rico de histórias a serem discutidas e contém uma série de conflitos relatados através de um homem cheio de conhecimento ao qual presenciou de perto toda a história, é um texto complexo cheios de pontos interessantes a serem abordados trazendo uma abordagem sobre a questão do milênio.


terça-feira, 1 de junho de 2021

1° aula- Apresentação Pea do Cc Relações sociais e Políticas na contemporaneidade .

Na primeira aula do componente foi apresentado o pea. (plano de curso) ao qual vimos os autores a serem discutidos nas aulas seguintes, sendo eles: Robert Elias, Eric Hobsbawm, Guy debord, Zigmunt bauman, Richard sennett, André lemos e Carla akotirene, em seguida falamos sobre a contemporaneidade, Afinal, o que é contemporaneidade? Houve muitos pontos de vista dos alunos, pois, esse tema é um assunto interessante a ser discutido e foi o que aconteceu na primeira aula do componente de relações sociais e políticas na contemporaneidade. Em resumo a introdução do docente Joel Pereira Felipe com o pea, nos deu um parâmetro de que seria um, cc. Com bastante assuntos e discussões orais, sobre grandes autores dos quais já citei acima.

Cidades em conflitos; conflito nas cidades

 O texto da revista traz a pauta baseada nos conflitos das cidades e sociedades em geral e as possíveis causas, com isso é mostrado aos leit...